sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Acordar de mau humor todos os dias não é normal

O auxiliar de almoxarife Rafael Sales Batista dos Santos, de 19 anos, acorda às 5h30, tenso, processando na mente tudo o que vai enfrentar no dia. “Penso que tenho que levantar muito cedo, penso no trânsito, no trabalho, em tudo que irei fazer e fico mal-humorado”, diz. Até as nove da manhã, nada de conversa; apenas o que for obrigatório. “Só respondo sim e não. É devagar que vou voltando ao normal, isso se ninguém mexer comigo durante esse período.” Para distrair, Santos ouve música. Se não ouvisse, afirma, talvez demorasse mais para melhorar. 

Santos sofre de mau humor matinal, problema que atrapalha e incomoda não apenas ele, mas também quem está à sua volta. Como o auxiliar de almoxarife, o estudante Daniel Torresan Marcelino, de 18 anos, diz que acorda mal-humorado desde criança. “Aprendi a me controlar por causa da família, mas evito conversar ou falar, porque fico nervoso por qualquer coisa”, conta. Quanto mais cedo acorda, pior ele se sente. “Por ser grosseiro, já cheguei a brigar, mas não faço mais isso. É engraçado como a família encara. Depois de um tempo acordado, meu irmão simplesmente pergunta: ‘E aí? Já passou?’. Em casa, só eu acordo assim.” Daniel diz que quando viaja ou está em férias, levanta-se da cama mais tranqüilo, sem a “nhaca” que o acompanha diariamente. 

Geralmente, o mau humor logo nas primeiras horas da manhã tem a ver com sono ruim, explica o psiquiatra Evandro Gomes de Matos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E são vários os motivos da noite maldormida. Alguns leves, como uma ansiedade natural; outros sérios, como a depressão. “Se a pessoa acorda sistematicamente com esse mal-estar, é preciso pesquisar as causas. Pode ser que nem mesmo ela saiba a razão. Qualidade do sono é fundamental; já a quantidade de horas é variável”, afirma. De seis a dez horas é considerado um período normal, pondera o médico. Segundo Matos, quem tem uma boa noite de repouso costuma acordar bem. 

Michele Médola 
DA AGÊNCIA ANHANGÜERA

Nenhum comentário:

Postar um comentário