quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ProSavin: injeção que substitui a Dopamina no cérebro do parkinsoniano

Uma injeção de genes no cérebro podem reduzir substancialmente os sintomas da doença de Parkinson, segundo os cientistas da empresa de biotecnologia, BioMedica Oxford.
O tratamento, ProSavin, melhorou a marcha e destreza em até 61% dos pacientes (n=9) que realizaram um teste de segurança inicial.
A doença de Parkinson, que causa tremores e rigidez muscular, é causada pela morte das células cerebrais que produzem uma substância química chamada dopamina, que é essencial para a coordenação.
Os ensaios foram em pacientes que haviam deixado de tomar um medicamento chamado L-Dopa, o que aumenta a dopamina, mas pode causar problemas musculares.
A injeção contém três genes que produzem enzimas que funcionam como uma “fábrica” de substituição de dopamina no cérebro.
Nos nove pacientes que receberam a injeção houve uma redução média de 43% nos sintomas de tremor e rigidez. Um paciente referiu uma melhora de 61%, e não foram observados efeitos colaterais graves.
Tom Isaacs, do Parkinson Cure, disse: ”ProSavin é um dos mais avançados produtos em desenvolvimento da terapia genética e é único no seu objetivo de alcançar reposição de dopamina. Esses resultados demonstram também que o ProSavin tem potencial para fazer uma enorme diferença para aqueles que têm Parkinson”
Mais estudos são planejados, mas a previsão é de pelo menos seis anos até a venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário